Pelo Mundão - Compartilhando experiências de vida!
Os vencedores do concurso World Press Photo 2016 foram anunciados no fim do mês de fevereiro. As fotos selecionadas refletem exatamente um ano tumultuado e a beleza de todo o mundo. A imagem vencedora intitulada como “Hope for a New Life” pelo fotógrafo australiano Warren Richardson, retratando um momento angustiante, na fronteira entre a Hungria e a Sérvia onde um homem passa um bebê através de um arame farpado, em agosto do ano passado. O fotógrado autodidata acampou com um grupo de 200 pessoas que tentavam atravessar a fronteira por quase uma semana. Ele capturou várias imagem da situação.
O fotógrafo Warren Richardson conta: “Eu estava exausto, essa foto foi tirada por volta das três horas da manhã e eu não podia usar um flash, enquanto a polícia tentava encontrar pessoas. Então eu tive que usar somente a luz da Lua.”
(© Anuar Patjane Floriuk, “Whale Whisperers”)
(© Christian Bobst, “The Gris-gris Wrestlers of Senegal”)
(© Francesco Zizola “In the same boat” – Um bote de borracha lotada, partiu da costa da Líbia com os M.S.F (Médicos sem fronteiras) em busca e salvamento do navio Bourbon Argos no mar Mediterrâneo. Em 2015, o número aumentou de imigrantes que tentam atravessar o mar em embarcações incapazes de navegar para a Europa. Cerca de 120 mil pessoas já chegaram à Itália nos primeiros 8 meses. Enquanto os governos Europeus lutam para lidar com o influxo, o número de mortos no Mediterrâneo alcançou um recorde.)
(© John J. Kim “Chicago Tribune” – Lamon Reccord, à esquerda, repreende um sargento da polícia durante um protesto da violência policial numa quarta-feira, 25 de novembro de 2015, em Chicago.)
(© Kevin Frayer “Bliss Dharma Assembly” – em 30 de outubro, 2015, na China.)
(© Kevin Frayer, em 10 de Dezembro, 2015, na China.)
(© Matic Zorman, “Waiting to Register” – Uma criança refugiada é coberta com capa de chuva enquanto espera na fila para obter registro no acampamento de refugiados. A maioria deles cruzam a Sérvia tentando continuar sua rota em direção a Hungria, Croácia, Eslovênia e outros países da União Européia.)
(© Mauricio Lima – “Munduruku Tribo” – No Rio Tapajós, Pará, Brasil, em 10 de Fevereiro de 2015.)
(© Rohan Kelly, “Storm Front on Bondi Beach.” – Uma enorme tempestade em Sydney.)
(© Sergio Velasco – Vulcão de Colima, no México mostra uma forte explosão a noite com raios. Foto tirada em 13 de dezembro às 22:24, 12,5 km de distância da cratera perto de uma lagoa chamada Carrizalillos no município Comala no estado de Colima.)
(© Tim Laman, Tough Times for Orangutans.)
Veja a galeria completa no site oficial: http://www.worldpressphoto.org/collection/photo/2016
Eu fiquei encantada com diversas fotos, outras me transmitiu sensação de desespero e agonia sobre o quão 2015 foi tenso. E vocês, gostaram? Qual é a sua preferida? Conta aqui pra gente!
Confira o artigo completo: Vencedores do “World Press Photo 2016”